por
Um plano de aula é um guia detalhado
passo-a-passo que descreve os objetivos do professor para o que os alunos
realizarão durante as aulas e como eles aprenderão. Criar um plano de aula envolve definir metas, desenvolver atividades e determinar
os materiais que você usará. Todos os bons planos de aula contêm componentes ou etapas específicas.
Elementos de um bom plano de aula.
Um bom plano de aula deve conter no mínimo os seguintes elementos citados abaixo, não precisa ser uma fórmula rígida; considere como uma diretriz geral que ajudará você a cobrir as partes necessárias de uma aula bem-sucedida.
Objetivo
Os alunos aprendem melhor quando
sabem o que devem aprender e por quê. "O objetivo ou objetivo da aula
inclui as metas estabelecidas que se precisa alcançar. Por que os alunos precisam aprender isso ou aquilo? Que habilidades devem ser desenvolvidas nos aulos? Antes de se estabelecer os objetivos é recomendado que seja feita uma avaliação diagnóstica para saber o que os alunos sabem.
Conteúdos
Os conteúdos são os meios pelos quais se pretende alcançar os objetivos. Os objetivos e conteúdos devem ser articulados, pois relacionam-se entre si. Os conteúdos podem ser agrupados em conceituais, procedimentais e atitudinais.
[1] Conceituais – Aprender a conhecer (conhecimento e diferenciação entre conceitos, informações, princípios, etc). Compreender, analisar, refletir, comparar, etc.
[2] Procedimental – Aprender a fazer (O aluno experimenta, realiza ações na busca do conhecimento, etc.). Escrever, ler, desenhar, usar técnicas, etc.
[3] Atitudinal - Aprender a ser (relacionados aos comportamentos esperados dos alunos). Cooperar, ser solidário, respeitar, etc.
Duração
Qual o tempo
necessário para realizar a aula? 50 minutos, uma hora, um período letivo? Vale
repensar esse item com frequência, para avaliar se você não está colocando
muitas atividades em pouco tempo, ou esperando que seus alunos façam em 30
minutos algo que eles levam 15. Se for necessário mais tempo, talvez seja
melhor organizar as aulas em uma sequência didática. Se for preciso, organize
um cronograma com as etapas a serem desenvolvidas.
Desenvolvimento
O desenvolvimento é o passo a
passo, o como fazer, que explica quais e como as atividades serão
desenvolvidas, quais estratégias didáticas serão utilizadas (slides, músicas,
rodas de conversa, circuito, mapa conceitual, textos que explorem os temas,
etc), como os alunos serão organizados (individualmente, em duplas ou grupos) e
as possíveis intervenções do professor.
Recursos
Recursos e
materiais necessários: Que materiais serão necessários para desenvolver minha
aula? Textos impressos, Datashow, Internet, áudios, vídeos, fotografias ou
outras imagens, jogos, etc.
Avaliação
A avaliação deve estar
presente em todos os momentos da aula. É a leitura de como foi a aprendizagem
dos alunos, em relação aos diferentes conteúdos. É o feedback! Como foi o envolvimento e a participação dos alunos? Compreenderam a
proposta da aula? O que eles aprenderam? Quais foram suas reflexões? O que deu
certo na aula? O deixou a desejar? Suas estratégias deram conta de desenvolver
o tema? O tempo foi suficiente? O que pode ser aprimorado para outra aula?
Quais foram as dificuldades dos alunos? E as facilidades? Houve interação? Você
foi mediador, facilitador do processo de aprendizagem dos alunos? Você atingiu
sua meta? Esses são alguns questionamentos que auxiliam o processo de avaliação
da sua aula e da aprendizagem da turma.
Fontes
Fontes: Quais teorias embasaram sua aula? Onde você pesquisou materiais teóricos ou práticos para o desenvolvimento? Livros didáticos, sites, revistas, outros professores, etc. Quantas fontes importantes perdemos por não fazer o devido registro!
Postar um comentário
0Comentários